sexta-feira, 8 de maio de 2009

Saudade


Saudade, o quadro. 1899, autoria de José Ferraz de almeida Júnior, Pinacoteca do Estado de São Paulo. Uma grande historicidade como pano de fundo. Aspectos fundantes da civilização paulista. Arte em tons europeus no âmago do Brasil. Mas...
Não me quero desenhando análises racionais desta obra. Gostaria, e não sei como, de expressar a força do sentimento que ela me obriga a vivenciar. Não sou 'inteirado' em artes plásticas, não entendo de pinturas, mas sinto a demanda de tristeza na obviedade temática que esta tela postula e comungo com as vestes em luto, com a foto na mão da mulher( ou será uma carta?), com a ideia de passado, daquilo que não volta, com o silêncio intranquilo de um amor, é, eu vejo assim, um amor que passou e a saudade é que alimenta de presença as cenas da memória buscando rever aquilo da maior delicadeza de se ter a quem se ama. Eu vejo os olhos belíssimos em dizeres castanhos, minhas lágrimas que choram neles e a mulher do quadro são todos os amantes que sentem qualquer tipo de morte do ser que nos inspira e nos faz melhor viver.
Por enquanto: meu amor poesia. Esta pintura é minha.

Nenhum comentário: