segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Gloria Pires, Miranda Otto




Tem hora que é só um humano. O ronco da admiração acelerada em paisagens da mitificação. Outras horas, é o país. Mesmo que representado pela glória ou pela excelência de alguém. Também tem a hora da coletividade quando assombrosamente ocupamos ruas e esquinas por mais dignidade. E, às vezes, casam a pessoa, a excelência, o país e a Gloria.

Estou enfeitiçado pela narrativa simples do filme de Bruno Barreto, Flores Raras; eu que já tinha lido o livro e adorei, agora me comovi com a história posta em imagens pelo cinema.

Lota e Elizabeth. Arquiteta e Poeta. Brasileira e Estadunidense.

As duas: Gloria Pires e Miranda Otto nesse desenho meu de grande admiração. O fazer que é para além do perfeito: a arte de ser e de convencer quando o assunto é dramaturgia. É poesia.

Vi sentindo o peso do tempo e com medo da falta de tempo pra mim. Invejei o poder da sofisticação gerada pelo privilégio de se ser bem nascido. Ou seja, rico para isso que significa capitalismo.

Uma história complexíssima sobre amores homossexuais; a mais óbvia verdade: não há mistério no perder. Perde-se e pronto.

Confesso: vazei de dor e visualizei melhor, dali na tela, como o amor, em suas ramificações românticas ou não, ficou para longe de mim. Tremi de frio nas lembranças mais porcas que gerei, nas ingênuas, nas quase vividas, nas vividas, nas caladas e pensei: como se prossegue, meu Deus, com medo da perda e do desespero de que nunca haja encontro?

Gloria é nossa glória brasileira...

Agora, quem inventou Miranda Otto? Não foi Hollywood, com certeza!

Querendo ou não: agosto é de sangrar, ao menos, pelo viés da arte.

- O tempo não para e nem para o meu pensamento. Por isso, precisamos todos da morte.

Nenhum comentário: