terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Nana Caymmi bem aqui


Janeiro de 2012, na cidade solar mas tristinha do São Salvador da Bahia, a poesia sobrevivendo da translúcida força do mar sob os raios do sol que tudo anima. Esse misto de Exu, Iemanjá e Oxalá tomando conta mas deixando a gente se cuidar(?). A música sempre nos enfeitiça e quando surge a chance de sonhar ouvindo Nana Caymmi, comemorando 50 anos de carreira, do palco insigne do Teatro Castro Alves, a vontade é de gritar aos deuses, enterrar certa tristeza, e aguçar a emoção para receber o que vem daquela senhora  MPB.
Dia 13, uma sexta-feira pós Lavagem do Bonfim, às 21h, como tem que ser, Nana cantará para a Bahia. Fazendo jus a grandeza daquela Sala tão maltratada por animadoras como Claudia Leitte. Nana em diálogo corajoso com a dor, marcada de amor, em seu canto sublime, trazendo a música que dignifica a inventividade da nossa gente.
Nana bem aqui... Olho para o mar agradecido, sei do que tem me sido permitido e agradeço profundamente quando a graça é Música Popular Brasileira. Quando tem Nana Caymmi, mesmo que meu corpo pressinta medo, mesmo que o desejo me alucine, mesmo que eu beba sem limites, mesmo que Salvador e os desencontros nos façam tão tristes.
Com Nana, até a tristeza é puro prazer.

Nenhum comentário: