quarta-feira, 25 de julho de 2012

26 de julho: Saluba é festejada por mãe Zulmira

Mãe Zulmira de Nanã

Amanhã, 26 de julho, dia católico da Senhora Santana, santa avó de Jesus Cristo, também é dia santo para o povo do candomblé: é uma data celebrativa para o orixá Nanã, conhecida entre os congo-angolas como a grande Zumbá.
Neste dia, a proeminente sacerdotisa Zulmira de Santana França celebra sua "santa" com o tradicional Presente nas águas do Dique do Tororó, começando o ritual de oferta às 17:30h., onde a fé se encontra com o amor para saudar a Senhora dos lamaçais, mão que dá e tira a vida, que resguarda os mistérios que minimizam o humano frente à grandeza da natureza e da divindade.
Mãe Zulmira, filha dileta deste orixá, é a Mameto de Inquice do Unzó Tumbenci, hoje situado em Lauro de Freitas, mas fundado no bairro de Cosme de Farias, nos idos de 1937. Esta Casa cumpre esse ritual de devoção a Nanã, em agradecimento pelas histórias de vitória de todos que compõem aquela família.

Que Nanã nos proteja e nos abençoe pela voz marcante e pela fé vibrante desta mulher ( Mãe Zulmira) que nos ensina de verdade  a cuidar da religião dos orixás, dos inquices, dos voduns, dos caboclos.

Salve Saluba e a saudemos, amanhã às 17:30 h, no Dique do Tororó, em Salvador da Bahia.

Nenhum comentário: