domingo, 28 de julho de 2013

Nana Caymmi para a audição do mundo


Um deslumbramento Nana Caymmi. Aquela certeza dela de fazer tudo tão intenso e com a musicalidade impecável que aprendeu em casa. Aquele jeito da liberdade e de frente ao mundo: "eu digo mesmo".

O canto sem medo de diva não serenada, amada, marcada por suas histórias que se tornaram nossas histórias também; tudo pelas imagens de amor e paixão, de desenlace, de súplica, que ela traz na voz diamante.

O repertório intrigante, alusivo à dor, mas tão prazeroso, tão prazeroso, que se pode dizer: ouvir esta MPB é sofrer na alegria do êxito das canções. A presença de Nana é obrigatória para cenas musicais menos 'bundonas" e falsamente convencionais; ela incide no óbvio ( beber pra arrefecer ou argumentar) para combater o óbvio medo de amar. É de fogo, em vermelho, sangra, e espalha paixão.

Também é água, salgada, marítima...Venta como a divindade das tempestades e se assenta, umas vezes, no pior da gente, noutras, no melhor que se melhora...Assombro que é nosso, tão brasileiro, que se não houvesse a excelência de Maria Bethânia, eu não ouviria, por anos, mais nada, nem Billie Holiday - a maior do mundo de todos os tempos-, porque Nana é uma sede em continuação, a qual não se mata para que haja beleza deslizando sonoramente por nossas entranhas. Ela faz o rodopio da contradição estar bem/estar mal para desenhar com sua arte o enredo que melhor convence o ser humano: o de amar e ser amado, com os pés fora do chão, mesmo tendo que cantar depois, Contrato de separação.


País, não é para endeusar, é para respeitar com a alma e deixar cantar, pagar, mostrar a grandeza desta mulher, a enorme cantora que temos e podemos esfregar, com orgulho e fascínio, na audição do mundo.

Nenhum comentário: