segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Stella Maris - canto de precisão!

A mais importante cantora em atividade no estado da Bahia, pra variar, nasceu em Santo Amaro da Purificação, e surgiu nos anos 90, trazendo-nos uma das vozes mais doces e afinadas já vistas no cenário musical baiano: Stella Maris. Um canto de precisão inclinado aos dizeres da alma e que se conduz, por falta de visibilidade e surdez de muitos, restrito ao pequeno universo de quem valoriza a diversidade e acredita em outras possibilidades estéticas além da exitosa experiência comercial da nossa “Axé Music”.
Dona de uma doçura que cativa e magnetiza qualquer interlocutor, Stella começou a cantar acompanhando Roberto Mendes, Alexandre Leão, Saul Barbosa e Belô Velloso; depois, lançou-se, individualmente, ao horizonte da sua expressão musical que traduz, como poucos, a força das canções acometidas de amor, de paixão, de sonho, encontros e despedidas. O seu timbre especial, localizado nas estruturas aquáticas da voz humana, a faz ser comparada a Rosa Passos, Sueli Costa, Fátima Guedes e Nana Caymmi.
A sua trajetória em Salvador acumula os mais importantes prêmios dedicados às artes musicais entre nós: em 2002, ganhou o Caymmi nas categorias de melhor show e de melhor intérprete; em 2005, foi escolhida como a melhor intérprete no Festival da Educadora. Navegou diversos ritmos musicais, sempre respeitando a coloratura da sua voz, dividindo o palco com Caetano Veloso, Flávio Venturini, Sueli Costa, Beto Guedes, Geraldo Azevedo e Jota Velloso.
O primeiro e único CD de Stella Maris, Dos Amores, é resultado da premiação do Troféu Caymmi. É um trabalho da alma posto a cantar o amor em encontros e desencontros, conseguindo uma unidade temática, interpretacional, que conjuga repertório e execução de modo inteiro, sem firulas, sem floreios. O disco é aquecido pela presença de grandes compositores locais e nacionais e se destacam, na voz Stella, a extraordinária canção Eu, de Luciano Salvador Bahia, a deliciosa Fax de Lua, de Eduardo Alves e uma leitura impactante da belíssima Você não gosta de mim, de Caetano Veloso. Todo o trajeto doído deste CD traz como costura temática a canção As aparências enganam, de Tunay e Sérgio Natureza, grande sucesso na voz de Elis Regina e que Stella canta como se fosse a primeira a nos apresentar esta canção.
Hoje, mais silenciada e preparando um segundo CD, a cantora cuida do espaço cultural Casa da Mãe, e assim, ajuda a trazer novos nomes de artistas musicais ao cenário baiano. Tê-la em atividade e vivendo de música em Salvador, seria a obrigatoriedade mercadológica, para garantir que Tiganá Santana, Juliana Ribeiro, Carlos Barros e Mariela Santiago continuem aqui abrilhantando as nossas esferas culturais.
Muitas cantoras cantam o mar como tema. Stella traz o mar na voz, e não pode deixar de cantar e nem deixar a Bahia.
( Publicado no Opinião do A Tarde em 08/06/2008).

2 comentários:

Edu O. disse...

Cheguei a este post com muito atraso, mas num dia inspirado por Stellinha. Hoje escutei seu CD no repeat e agradeci a vida a oportunidade de tê-la perto.

stella Maris disse...

Hoje por um acaso me deparei com esse artigo de Marlon Marcos que ja tinha lido em 2008 , mais particularmente hj veio novamente a mim, como me deixa feliz ter o reconhecimento de pessoas tão especiais como ele, Edu.O, e essas pessoas que gostam e espalam meu canto por onde podem levar.
Agradeço de coração a todos vcs.
E 2012 vem um novo cd.

Abraco.
Stella Maris