terça-feira, 6 de outubro de 2009

Márcio Meirelles se reabilita com exposição de Rodin na Bahia

Diretor do Rodin na Bahia, Murilo Ribeiro (na foto em frente ao museu em Paris) foi peça essencial na atração da exposição

O secretário estadual Márcio Meirelles acaba de realizar uma proeza que pode simbolicamente ajudá-lo a reabilitar-se como gestor da cultura no Estado. Sua assessoria anunciou hoje que a partir do dia 26 – e pelos próximos três anos – o Palacete das Artes Museu Rodin vai receber 62 esculturas do escultor Auguste Rodin, considerado o pai da escultura moderna.



É a primeira vez que o Museu Rodin Paris concorda em ceder por tanto tempo suas peças para uma exposição, acatando solicitação do governo da Bahia, numa clara demonstração de confiança na secretaria de Cultura. A exposição “Auguste Rodin, Homem e Gênio” é um dos eventos mais esperados da programação do Ano da França no Brasil.

As obras foram cedidas em comodato de três anos pelo governo francês. A exposição surge num momento em que já se esgotavam todas as expectativas de que o Palacete das Artes abrigasse um acervo significativo de Rodin, justificando o nome que leva. É também uma prova de que Meirelles, que recebeu de Aninha Franco o apelido de “Macbeth da Província”, tem persistência e sabe escolher bem sua equipe.
Grande parte do mérito e das credenciais para a atração do trabalho devem-se ao artista plástico Murilo Ribeiro, diretor que deu função que não se esperava ao Palacete das Artes, inserindo-o, em três anos de gestão, definitivamente, na cena cultural da cidade. A respeitabilidade internacional de Murilo, sua fama como artista e competência como gestor foram essencias ao resultado.
(Retirado do blog Política Livre, do jornalista Raul Monteiro).

Nenhum comentário: