quarta-feira, 14 de março de 2012

14 de março: Dia Nacional da Poesia



Falam-me de dia da poesia e eu tenho a poesia todo dia em mim. Todo dia ela me acompanha, alimenta minhas manhãs, me faz sorrir, às vezes, muito chorar, mas sempre me ocupa com esperança e vontade de caminhar. Meus sonhos acordados são quase sempre poemas para o encontro. Sinto saudade na poesia; se odeio, quando odeio, é nela que me expresso. Mas sou todo amor frente a esta arte. Rabisco papéis querendo o mínimo do feitiço que sinto ali.
A poesia compõe o quadro mais bonito do que não fui. E se sou alguma coisa, sou-me lendo escrevendo vivendo horas diárias de poesia. Reflexo do mais profundo, sendo meus olhos tristes ou meu sorriso ao mundo, a poesia é a minha alma. Por isso me desnudo e me engano ao pensar em fingimentos. Eu me reinvento para o bem e para mal na companhia do que não me escapa, não me abandona, não se aparta de mim.
Minha noção de eterno pousa nos versos que leio e amo com a força da vida brotando. Ilumino-me em palavras tal qual imagem cinematográfica e revivo o que mais desejei sem nunca ter conseguido. E vibro poesia em conquistas também.
Tenho essa sede e essa fome intensas. Meu hábito diurno de sonhar. Minha maneira rara de pensar cheirar ouvir ver saborear sentir, nascendo da forja da palavra que os humanos deram em arte. Quem me toca em desejo, me toca antes na delicadeza do mistério emerso dos escritos poéticos que me fazem permanecer aqui.



Um comentário:

Juliana Dias disse...

Também tenho a poesia em mim todos os dias, às vezes com mais frequência nos sonhos acordados, outras vezes na realidade adormecida, porém, nem tantas escritas, como gostaria. Um grande beijo, meu querido. E que a poesia sempre esteja viva.