sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Dona Canô: estrela de verdade

Canô
Caetano, Canô, Bethânia

É claro que a propagação do seu nome nacionalmente se deu por conta da fama e da importância cultural e artística de seus filhos Caetano Veloso e Maria Bethânia. Mas só o que alguns teóricos da sociologia chamam de carisma pode explicar o fenômeno de encantamento que a matriarca dos Velloso despeja ao seu redor. A senhora fez 103 anos, teve a perna machucada recentemente, podia ter uma festa fechada só com os vips amigos dos filhos mas não, abriu mais uma vez as portas da casa para muitos santo-amarenses e forasteiros que ali foram com as mais complexas intenções. E mesmo sentada, o inexplicável que lhe garante tanta longevidade reluziu por cima de todos que contemplavam sua festa de aniversário. A missa, homilia feita pela oratória impecável do Monsenhor Sadoc, foi uma paródia a favor da vida e tudo lido ou dito percorria a lição cotidiana que Dona Canô nos dá: saber envelhecer e ter prazer existencial a cada ano de vida completado. Acho que Bethânia tem aprendido isso; Caetano precisa estudar essas lições - ele um dos nossos gênios mais visíveis -, precisa saborear esta grande lição da mãe.
A fama de Dona Canô pode ser um respingo da dos filhos, mas para quem chega perto dela e convive um pouquinho, tem acesso a chave do mistério que reflete a grandeza dos filhos artistas: ela é o manancial; íntegra sabedoria. Coisas da gente da Casa de Oxalá, muito protegida por Nossa Senhora...
Sem dúvidas, Dona Canô é a maior estrela dos Velloso e a que de fato entende o sentido do "estrelato" ao meio dos outros seres humanos.

2 comentários:

Edu O. disse...

Todo mundo só é o que é ali porque Dona Canô fez assim.

Mi disse...

que lindo, mar! estrela estrela sim, essa mulher é Amor!