quarta-feira, 1 de abril de 2009

Congresso Brasileiro sobre o Canto e a Arte de Maria Bethânia: 45 anos de Palco ( 2010)

( foto retirada do site Maricotinhaa's)

Congresso analisa relevância da obra de Maria Bethânia
Para comemorar os 45 anos de inserção contínua de Maria Bethânia nas artes musicais e cênicas do Brasil, o Fã-Clube Rosa dos Ventos Bahia, realizará em 2010, precisamente em 04, 05 e 06 de fevereiro, o Congresso Brasileiro sobre o Canto e a Arte de Maria Bethânia: 45 anos de Palco. O evento tem o intuito de desenvolver reflexões sobre a cultura brasileira a partir das muitas leituras estéticas da cantora santo-amarense, que servem como traduções das muitas possibilidades identitárias que temos como nação multicultural.
Maria Bethânia, além de ser uma das maiores cantoras do Brasil em todos os tempos, sempre esteve ligada a aspectos sócio-antropológicos do seu povo; sempre se alimentou esteticamente da musicalidade, da religiosidade, dos saberes, das danças, da poesia, que nasce no âmago do Recôncavo baiano, e também, é tradutora de um país enraizado nesta tradição luso-afro-brasileira.
Para desfiar discussões científicas em torno da cultura musical da cantora e as suas identificações, alguns nomes de intelectuais de ressonância nacional, já aceitaram a empreitada, entre eles: o sociólogo Milton Moura, a dramaturga Aninha Franco, o poeta Jorge Portugal, o compositor Jota Velloso, a professora mineira Lúcia Castello Branco, Leila Name, o músico Roque Ferreira, entre outros que estarão analisando a importância desta artista para a preservação da memória cultural do diverso povo brasileiro.
O congresso abarcará 45 anos de história da canção no Brasil, no que foi noticiado, registrado, gravado, filmado pela singularidade da artista em questão. Acontecerá em Salvador e é dirigido ao público em geral.

Equipe Rosa dos Ventos

Assessoria de comunicação: Marlon Marcos ( jornalista DRT-BA 2235)
Contatos: (71) 8107-4693//(71) 8749-5595

5 comentários:

Per abat disse...

Não perco por nada!!!!

Eduardo Dourado disse...

Caro Marlon, eu não vou perder por nada este evento. Eu vou reapresentar pela terceira vez um texto que fiz como TCC do curso de especialização em Estudos Literários no Seminário Enlaçando Sexualidad/UNEB. O título do texto é "Maria Bethânia: um olhar feminino sobre a condição humana no Brasil, nos últimos dez anos (1997-2007). Mas, prometo que vou escrever um texto especialmente para este evento. Quer saber o título: O mar de Maria Bethânia.

Per abat disse...

Eduardo,

Adoraria ler o seu trabalho, estou montando um projeto em cima das coletânias de Betha no periodo de 78 a 88. Mas ainda estou sem foco definido... Passa seu email pra trocarmos figurinhas

abs

Paulo Henrique de Moura disse...

Caro Marlon
Fiquei super interessado no Congresso e até postei o teu release no meu blog para que mais pessoas fiquem sabendo. Você teria um endereço de email para que eu saiba mais detalhes?

Abraço

Paulo

Unknown disse...

Excelente Blog.

Eu enquanto baiana, e divulgadora da nossa Cultura, não posso ficar imune a qualidade destas postagens.

Grande Abraço Marlon, e parabéns pelas postagens!!

Ana Carla Nunes
www.festasdabahia.com