quarta-feira, 17 de junho de 2009

Gratidão e Respeito

Maria
São muitas páginas escritas em nome da poesia que me vem dela. Ela que tanto me afeta e clarifica minha vontade de escrever. Ela em sua forma de alento e força, formulando perguntas , dando algumas respostas, sistematizando sentidos que podem fazer valer a ideia de Brasil do povo, do mais simples, sem ser rasteiro, previsível e deseducado. O que escrevo sobre ela é para registrar o seu trajeto artístico solto em suas convicções e liberdade criativa; é para marcar a singularidade de expressão que ela imputa ao nosso país quando se repete, e quando se reinventa ela cumpre seu destino de mulher especial entre nós, que na canção, atualmente, a temos como o melhor artista brasileiro. Ela que é uma das maiores cantoras do mundo e está inscrita no orgulho de ser brasileira naquilo que muitos de nós temos vergonha de ser: populares. Ela que nasce água e alimenta continuamente a imagem de uma negra Bahia florada de fé em santos e orixás. Ela meio sertaneja e meio litorânea - por voltar-se para dentro - é universal. Algo a ser visto e lido em academias , artigos e ensaios, para que seu exemplo seja resguardado na memória cultural desta nação.
A mulher aclive, Maria Bethânia Vianna Telles Velloso,faz 63 anos, amanhã, 18 de junho de 2009, colhendo o que sua inteligência e obstinação plantaram no corpo e na alma dos brasileiros.
Acima de tudo, Maria é fé, música e poesia singrando há 44 anos o nosso cancioneiro. Uma mulher lendária, que para nossa sorte está linda , viva e cantando!

Nenhum comentário: