segunda-feira, 8 de junho de 2009

Palavra (En)Cantada

Maria

Um brinde gostoso à poesia. Récitas de palavras que vêm de dentro. Falares sedutores. Colorido de letras-canção. E Vozes. Vozes que se amalgamam à música e verso e nascem pura emoção.
É assim que o belo documentário Palavra (En)Cantada, de Helena Solberg, ano 2009, discute a relação entre música popular e literatura no Brasil, destacando nossos melhores compositores, cantores e alguns símbolos mágicos da literatura feita no Brasil. Tem Adriana Calcanhotto, falando e cantando. Tem os olhos ardósia de Chico ensinando. São cenas de inspiração para o som e para o verso. É coisa de amor que traduz muito a grandeza da canção neste nosso País. Tem Lirinha em récitas de fogo e sua beleza incomum. E como ninguém é de ferro, e quem pensa em música popular, em poesia, em literatura e quer registrar para o bem, tem Maria Bethânia - o dom da palavra cantada e "bendita"- uma redimensão de Eros e Psiquê ( lembranças fortíssimas) e o som lindo da música A palavra, de Moraes Moreira na voz da Abelha Rainha; só aí o documentário se justificaria. Imperdível.

3 comentários:

Unknown disse...

Adorei o documentário. Saí do Museu com uma sensação de paz, alegria e contentamento. Parênteses: agora que aprendi como comentar aqui, vou sempre deixar algo rsrsrs, demorei para aprender! Bjs, Xico.

Marlon Marcos disse...

Vc me encanta, xiquinho! E vindo aqui e comentando faz valer a pena esse negócio de blog. Saudades e beijos.

Marlon Marcos disse...

Vc me encanta, xiquinho! E vindo aqui e comentando faz valer a pena esse negócio de blog. Saudades e beijos.