quinta-feira, 2 de julho de 2009

A dor e a delícia de ser mulher

Nadine Labaki

A vida não precisa ser uma obra prima para concentrar beleza, leveza, doçura, tristeza, amor e movimento. Nem precisa ser uma tese de doutorado reificando o machismo que ainda prepondera neste planeta. Não precisa se reduzir a discursos de feministas e nem desafiar a alegria em nome de ideologias disputando hegemonias. Tem momentos, e esses são os mais prezerosos, que a vida está numa tela de cinema desenhando uma cultura, musicando a dança do feminino, trazendo à tona formas deliciosas e doídas da mulher se exercendo e nos convidando a sentir com risos nos lábios e lágrimas nos olhos.
Tão simples quanto gozar e sentir saudades do amor. Imagens que declaram: vale a pena e muito pode ser feito. Dançar. Tomar sorvete. Caminhar. Ler aqueles textos de lá. Sonhar na voz de Mariana Aydar. Fazer algum trabalho. Seguir em conversas. Trocar poemas.Ter mistério. Falar de verdade. Exercer a Fé!
A mulher é um ser de encantamento:tão próxima e tão mistério! Não é esta coisa de ter filhos, cuidar do marido ou ser muito gostosa.É cor nos ambientes trazendo segurança. Beleza vívida... Superação dos mitos Oxum Afrodite Yara. E se quiser, pode ser mãe, cuidar bem do amor e ser muitíssimo gostosa. Doer e gozar de feliz! Uma velha que guarda papel como cartas de amor. Uma lindona amante que espera burramente...Uma senhora que não sabe do seu tempo...Uma falsa virgem precisando enganar...E uma lésbica linda e cheia de romantismo. Tudo bem devido se todas elas fossem só isso. Não são e o que chega dali ilumina o coração naquela possibilidade.
Caramelo, o filme, é um recorte de uma mulher libanesa homenageando Beirute, e nos adoçando neste instante que temos e chamamos de vida. Como vale a pena e como é bom ver mulheres filmando e se mostrando nesta coisa do ser feminino. Gênero descrito na leitura de mulher. O resto parte daí e depois, de dissertações e teses, vira livro. Antes, é película, beleza e prazer.
P.S.: Carmezim, obrigado,viu? Nunca deixe de escrever!!!

Um comentário:

Carmezim disse...

Imagina só! Depois de um texto belíssimo desse você vem agradecer a mim?

O agradecimento bateu aqui e voltou pra você.

Abraço.