terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Nana Caymmi: além de qualquer razão...


Ela está para a Canção Brasileira como uma Ialaxé está para a manutenção dos rituais que enriquecem a comunicação humana com os Orixás num terreiro de candomblé. Para além das fáceis definições de termos como sublime magnífica maior melhor, é, exatamente, como define Maria Bethânia quando o assunto é Nana: " ela é rara".
Rara porque de uma emoção que se divide em técnica e traz seleta musicalidade saída da garganta de uma mulher. Alguém que enfeitiça e nos convida a sermos provocados pela paixão. Uma artista de uma beleza musical indefinível, que respira mal cantando para fazer do que canta pura arte, onde cada execução se torna obra-prima. Ialaxé da MPB, com respeito ao título sagrado da minha religião, usado aqui só para apurar a sacralidade do trabalho musical desta mulher.
Mas ela me faz mal, causa agonia e seu silêncio dói por traduzir a total solidão, quando nem você mesmo se tem por companhia.
Mas ela me faz bem, gera a tristeza que escreve e que sai para buscar... Uma diva da dor que denota a imensidão desta música no País de Caetano Veloso; uma diva erguida no clã sonoro da Bahia ancestral. Mulher à beira mar que quando quer, põe até minha Grande Mãe pra chorar, mas o que dali brota é o exercício amoroso que ainda vinga neste mundo.
Nana Caymmi nevega para além de qualquer razão. Brasil, aproveita isso!!!

Nenhum comentário: