quarta-feira, 6 de maio de 2009

Simone por Montenegro: Beauvoir e Fernanda

Às vezes, a gente pode sim. Sim: a gente pode quando o assunto circula por dentro das nossas criações artísticas. Simone Beauvoir morreu em 1986 e foi uma pensadora que revolucionou o pensamento Ocidental no século XX. Foi a intelectual mais importante do século passado e a mais imprescindível para a mudança comportamental das mulheres que, mudando, mudaram também o modo de ser dos homens destes tempos. Ela é uma espécie de fascínio que incomoda; uma literata lotada de reflexões profundas sobre a nossa existência, que em sua construção como mulher aprendeu a se exercer em nome da liberdade que propugnou em seu "existencialismo"; ler Simone é ver-se sendo na ciranda das diferenças culturais entre homens e mulheres, questionando-se sempre sobre o que é masculino e feminino; e nem sempre isto traz prazer.
Agora, a mais importante atriz do Brasil, e sem dúvidas, uma das mais do mundo também, Fernanda Montenegro, leva para os palcos a saga marca escritura feminilidade de Beauvoir. Viver sem Tempos Mortos é um monólogo imperdível que traz uma atriz plena de quase 80 anos e que segue existindo, dizendo adeus e derrubando traumas estacionantes na vida de qualquer outro. Mas Fernanda não é só uma atriz, é uma lição de vida juntando talento à integridade e acrescentando vida às áreas inexpressivas que maculam de mediocridade este país.
Ela é capa da Bravo "Maio - 2009"( melhor revista do Brasil - http://www.revistabravo.com.br/) e o seu espetáculo é uma chance de se conhecer mais Beauvoir e de receber a grandeza que Fernanda despeja em tudo que faz. Assistam. De onde vocês estiverem.

Nenhum comentário: