quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Sobre Gil ( Música Falada)

Gilberto
É certo que, muitas vezes, o discurso de Gilberto Gil, cantor e compositor baiano, fica acima das recepções medianas e, outras vezes, confunde em seu "manuseio" verbal inusitado, numa mescla entre racionalismo e percepção comum aos grandes poetas. Ontem, a partir das 21:10, na Sala Principal do TCA, o bardo da Bahia, no Projeto Música Falada, desfiou a sua importância na cultura brasileira ao longo de mais de 40 anos, magnetizando seus espectadores com música e um discurso reflexivo bem acertado.
O senhor Tempo conferiu, de verdade, sabedoria à existência de Gil, e, ontem, o público presenciou outro grande momento na história do mestre. É isso: a noite de ontem foi histórica! Inesquecível. Dentro daquelas experiências que deixam na gente vontade de fazer a vida melhor acontecer; deixam na gente o movimento da criação.
Ao meio de tantos erros, perdas, ridicularizações, o nosso mestre canceriano, deixou sua marca maior: uma vida de realizações e impactos na história do seu país, tornando -se hoje, um dos maiores artistas vivos da música no mundo. Gil cala, em sua energia anciã, aquática, sábia, qualquer detrator. Simplesmente: mestre.

Nenhum comentário: