terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

As três meninas do Brasil

Jussara Silveira, Rita Ribeiro e Teresa Cristina

Em alguns setores da reunião humana neste país a beleza viceja, se prolonga e nos atinge. O selo Quitanda, centro irradiador da inventividade da cantora Maria Bethânia, associado à gravadora carioca Biscoito Fino, lançou o novíssimo projeto Três meninas do Brasil, que nos formatos de CD e DVD, traz as brasileiras Jussara Silveira, Rita Ribeiro e Teresa Cristina, desfiando agradabilíssimo repertório que já desponta como uma das mais sólidas e bem-vindas novidades musicais de nossa indústria fonográfica em 2009.

Imagine-se cada uma destas cantoras, de modo independente, conduzindo suas carreiras à luz de criatividade, trabalho, bom gosto, afinação, bom senso e coerência artística, sagrando-se entre as mais representativas do cancioneiro brasileiro na atualidade e, depois, juntando-se magistralmente para fazer a melhor música popular que um lugar pode ter.

Pois é assim: interpretações personalíssimas, suingadas e dirigidas a entreter a alma e o corpo de quem as ouvem, perfilam este projeto nascido, primeiro, do interesse de Rita Ribeiro e Teresa Cristina de comporem juntas; daí surgiu a ideia de um show com três, e o nome Jussara Silveira se apresentou. O projeto ganhou corpo de texto com as mãos de Rita Ribeiro, que também resolveu convidar seu fiel escudeiro ultimamente, o jornalista baiano Jean Wyllys, diretor artístico da empreitada que chega para iluminar de música esses dias dificílimos da economia mundial.

O que pensar e sentir de um show-disco que junta Dorival Caymmi, Tom Zé, Caetano Veloso, Chico Buarque, Zeca Baleiro, Sérgio Sampaio e Carlinhos Brown. Que canta Márcio Greyck em sua canção de amor desvelado, Impossível Acreditar que perdi você e segue homenageando os baianos dos anos 70, o grupo Ticoãns, célebres em louvar santos, orixás e caboclos nos LP’s que gravavam e nos shows que faziam? Tudo isso nas vozes das três meninas?

É um trabalho de reparação estética no universo da música popular brasileira. Uma festa para a noção de satisfação e prazer que tanto precisamos para prosseguirmos menos doídos. A baiana nascida em Minas Gerais, Jussara Silveira, empresta a sofisticação do seu canto e viaja por seu repertório peculiar para depois se aliar a outros temas da canção nacional. A maranhense Rita Ribeiro, detentora de belíssima voz, segue mostrando suas pesquisas culturais e revisita também seu próprio repertório. A carioca premiadíssima, musa de Paulinho da Viola, Teresa Cristina canta as delícias do samba do Rio de Janeiro, e segue com sua voz de alegria e choro festejando canções dos quatro cantos do Brasil.

Note-se que é um trabalho de dimensão nacional, que busca abarcar com qualidade e com o filtro estético de cada cantora envolvida, as feições da musicalidade do nosso povo e que por ser feito por uma baiana, uma maranhense e uma carioca reveste-se de negritude, corroborando a máxima de que no cenário da música no mundo, a negrada é imbatível.

(Publicado no Opinião do A Tarde em 31/01/2009).

Nenhum comentário: