quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Clarice Lispector: 89 anos


Clara


Sempre existem sensações novas no âmbito da linguagem. De lá, ou daqui, o humano se reinventa e ressurge em suas vastas possibilidades de configuração, representação, de estar entre luz e sombra, vida e morte, corpo e alma, poder, é isso, poder de ser nas linhas e entrelinhas esculpidas na terracota da linguagem.

Da matéria ser em recriações vive o escrevinhador. Dos seus escritos refaz-se nossa imaginação e apreendem-se imagens que vencem da ignorância à solidão - e neles também, os escritos, existem a contínua humanização da qual não podemos escapar. A mente é instrumento para a movimentação da dialética, quando bem cheia, deve ser esvaziada, ao contrário, vazia, deve preencher-se de faíscas artísticas, de letras reluzentes, de palavras. Palavras - alimentos cozidos pelo talento de grandes literatos.

Em 10 de dezembro de 1920, nascia para o mundo Clarice Lispector. Nosso maior escritor. Dessa saga em mistério e sabedoria, de exposição e bruta solidão, um mito se construiu... eternamente recontável e cheio de lições de vida e de cores à espera da morte. Um mito postulado em teses acadêmicas, mas que tem força na esfera simples do mais simples dos leitores. A escritora em seu formato de mãe amante mulher perfilando seus não-lugares e ampliando, com sabor, esse mistério profundo que é existir.

2 comentários:

Érica dos Anjos disse...

Oi Marlon, td bem? Sou filha da amiga de Jober (Egda) que vc conheceu no evento na Faculdade da Cidade. Minha mãe gostaria de saber de 2 coisas: primeiramente, qual o endereço da festa de Iansã amanhã (11/12) no Trobogy. Outra coisa, o valor da inscrição do Congresso sobre o canto e a arte de Bethânia. Procurei um blog mas não encontrei e o tel cai no fax.

qualquer coisa o e-mail que utilizo:
flornoasfalto@hotmail.com

:)

Érica dos Anjos disse...

Oi Marlon, desculpe o incômodo, já localizei o Tata Anselmo e a festa foi dia 05 :/
Mas ainda gostaria de saber da inscrição do congresso.

grata!