domingo, 4 de abril de 2010

Ecos da liberdade



Haveria de existir a teletransportação, o que em muito dimunuíria esta sensação de vazio... Imaginar e alcançar os Alpes Suíços, o litoral italiano, o antigo Egito, o atual Níger, Abeokutá, as ruas de Paris, o Paraguaçu em Cachoeira, o azul de Istambul e a diversidade de Nova York. Deveria. Viajar pelo tempo e espaço e bater um papo amargurado com Fernando Pessoa e sentir medo e adoração frente a Clarice Lispector. Dar um Iká aos pés de Mãe Aninha de Afonjá e assistir Elis Regina em Falso Brilhante. Ouvir vendo Maria Callas. Muito mais perto: os Doces Bárbaros e os Novos Baianos; beijar Marlon Brando e viver ao lado de Billie Holiday. Caminhar ao lado de Jorge Amado sentindo a sua Bahia e pedir a Caymmi uma canção para minha Iemanjá.
Haveria, em nós, de existir o alcance maior e a gente ver o mundo dias após nossa própria morte e voltar ao tempo presente compreendendo mais.
Gritaria em cada canto do mundo: mais poesia mais poesia mais poesia. Beleza em nossos dias e o peito humano rindo de doçura e sem tantas lacunas que enfurecem a vida e dilaceram bons instantes, as tais horinhas descuidadas fazedoras de alegria.
Haveria de ser pura mágica na noção de cotidiano... Todo dia se salvar em palavras sons imagens amizades amor culto fé... Poetar do Olimpo conversando com Zeus e ele me permitindo gritar liberdades. Eu trovejar, atiçar os mares, ventar contra a violência e a insatisfação gratuita; liquefazer instantes dando e tendo prazer no que pode o corpo e a palavra. Muitos poemas refrescantes neste calor escaldante gerado por nossa genérica infelicidade. Poemas para árvores mares idosos crianças mulheres alguns homens sem as marcas das raças mas idílicos na saga ideal do que poderia ser isso ser humano...
Queria a teletransportação para dentro do amor profundo, entrega inteira e o susto da intensa felicidade.

Um comentário:

Mi disse...

eu posso fazer a edição do livro? eu escolho as crônicas/poesia/prosa.. essa vai!!!! heheheh.... te amooooooo!!! e por que não? porque há necessidade do SIM!