segunda-feira, 26 de abril de 2010

Sobre antropólogos




O sentido de qualquer profissão, para além de subsistência, é gerar em nós a sensação contínua de ser ali, no exercício constante do ofício escolhido, acessível ao prazer inigualável de criar nos permitindo à utilidade.
Para mim, todo ofício começa de uma concepção de arte, engendra-se do ato de criações, perfilando esperança competência vontade alegria movimento cansaço mas continuidade. Maior que subsistência: a poesia nossa de cada dia.
O que retiro dali: minha existência a favor de mim e de outras existências; prazer humano de aprender ensinando e ensinar para melhor aprender; olhar para descobrir... Olhar-me em outros; outros fora daqui; outro coletivo ressignificando o que posso saber de mim.
Meu sentido profissional é ANTROPOLOGIA; sem síncopes de achar nela a perfeição; mas pela poesia que ela me entrega e a que escrevo a partir do que extraio dela. Muito romântico. Muito criativo.
*********
Para os provincianos proibitivos:
" A Antropologia é bem mais do que foi apresentado para você aqui e , caso você tenha interesse em saber mais, tenho certeza de que seu professor ou sua professora estarão prontos para auxiliar. E, é claro, você pode também ser um antropólogo profissional, e nem precisa mudar de curso. No Brasil, os antropólogos formam-se não apenas nos cursos de graduação em antropologia ou ciências sociais. Muitos se formam em faculdades as mais diversas, depois optam pela antropologia em suas especializações, mestrados e doutoramentos. Outros permanecem na carreira escolhida, mas utilizam a antropologia em seu trabalho" (p. 69).
- Excerto retirado do excelente Antropologia para quem não vai ser antropólogo, de Rafael José dos Santos, da Tomo Editorial, imprescindível para uma leitura introdutória sobre a poética antropológica. Aqui, para assar minha sardinha!

Um comentário:

anita sereno disse...

oi boa noite um texto muito bem explicado
você conhece sardinha ai no Brasil
anjo não entendo muito desse teu poste sou sincera não vou escrever coisas que não sei mas pude ler e acho que é de uma boa importância beijinhos boa semana ?