segunda-feira, 24 de maio de 2010

Impulso Quântico: Lydia Sepulveda

Impulso Quântico, de Lydia Sepulveda, é a exposição inaugural desta artista, que terá abertura no dia 26 de maio de 2010, às 19 horas, ficando até de 20 de junho deste mesmo ano. A mostra é composta de 26 quadros, de diversos tamanhos, que, de modo abstrato, retratam impulsos visuais, intuitivos e representacionais dos aspectos elementais como o fogo, a água, a terra, as folhas, o ar, combinando compreensão artística, intuição, força criativa, trabalho racional, a uma capacidade inovadora e pessoal de tradução da Natureza.

As obras que compõem a mostra sintetizam o amadurecimento artístico de Lydia Sepulveda impulsionada a “falar” nas entrelinhas sobre como sua experiência existencial somada à poética da sua arte expressam, em fragmentos e abstração, as possíveis relações do olhar humano com o que de “natural” corporifica o seu exterior.

Os títulos das telas encaminham o espectador a leituras iniciais para possíveis compreensões do que ali se traduz, valorizando, é claro, a subjetividade de cada receptor, de cada fruidor diante das impressões laboriosamente construídas por Lydia Sepulveda. Títulos como A dança do fogo, Revoada de corvos, Ventania, Pássaros feridos, Terra em transe, Adivinhando o ouro do Pantanal, Travessia perigosa, entre outros, inserem a artista no universo aberto das traduções artísticas e sua busca por espelhar a Natureza a partir da vibração de sua expressiva pintura.

Referendo Artístico

Durante todo o ano de 2010, a galeria Prova do Artista, de Veranice Gornik e Denisson de Oliveira, estará comemorando seus 25 anos de existência. Um dos pontos fundantes daquela galeria é o interesse de apresentar à sociedade baiana novos talentos, pintores iniciantes que demonstrem talento, qualidade artística; portanto, além de renomados das artes visuais, a Prova do Artista faz questão de mostrar o trabalho inaugural de Lydia Sepulveda que , na leitura de Denisson de Oliveira, “a partir de uma seleção de trabalhos feita ao longo desses anos, nós temos a oportunidade de desvendar um novo talento nas artes da Bahia; seguimos a elaborada apresentação do consagrado Murilo Ribeiro, um dos curadores da exposição, ao destacar a importância de se servir como instrumento de divulgação deste trabalho iniciático mas promissor”.
Murilo Ribeiro, renomado artista brasileiro, assina a curadoria ao lado de outro consagrado artista, Justino Marinho, e em seu texto de apresentação vaticina: “A pintura de Lydia com seu gestual espontâneo vem em pleno conhecimento da Física Quântica, do permanente deslocamento do quantum... Gestos desdobradores e reveladores que multiplicam vetores em contrárias direções... Dança do pulso da mão que gesta. Da alma que se entrega e cria... De Lydia cabe dizer: sua pintura é Força da Natureza”.
O curador Justino Marinho sobre o trabalho da artista avalia: “Lydia recusa o aprendizado técnico no sentido convencional, cria uma técnica pessoal, adequada aos seus fins expressivos, realmente intransferível. A espontaneidade, que é um traço da artista casa perfeitamente com o resultado de suas obras”.

Sobre a artista


Lydia Sepulveda, 47 anos, é economista de formação. De família que valoriza a cultura e a arte, teve acesso, desde cedo, a diversas manifestações artísticas e culturais, o que lhe abriu um espaço para a liberdade de criar. Em sua trajetória profissional, trabalhou na Desenbahia na área de Planejamento e nos últimos anos na Assessoria de Comunicação. Atuou no incentivo a projetos culturais na Área Governamental e na Iniciativa Privada, participando, dentre outros, da elaboração e implantação do Projeto da Casa Anísio Teixeira, em Caetité. Esteve sempre envolvida em projetos culturais voltados para o apoio ao desenvolvimento e fomento das mais diversas linguagens artísticas e culturais. Trabalhou no MAM/Ba, quando voltou seu interesse para a pintura, desenvolvendo a partir daí, o desejo de direcionar sua criatividade para as artes plásticas. Hoje, além da pintura como atividade principal, Lydia dedica-se à edição do seu livro que espera ver acontecer o mais breve possível.

Serviço


Exposição: Impulso Quântico
Artista: Lydia Sepulveda
Curadoria: Murilo Ribeiro e Justino Marinho
Local: Prova do Artista (Galeria de Arte)
Endereço: Travessa Bartholomeu de Gusmão, 13/01 – Rio Vermelho (3341-6247)
Vernissage: 26 de maio de 2010 ( quarta-feira), das 19 às 23h.
Exposição: de 27 de maio a 20 de junho de 2010, sempre de segunda à sexta, das 9 às 18h; e aos sábados, das 9 às 13 horas.
Obs.: Todos os quadros serão disponibilizados para venda.

Nenhum comentário: