terça-feira, 15 de junho de 2010

Maria Bethânia: rotas da criação

Maria( décimo quinto dia)
A beleza é alívio nos caminhos. Ela se faz mais pergunta que resposta e é maior quando confunde. Quando quebra padrões e propõe e acende luzes sobre as imperfeições do estabelecido. A beleza é maior quando compõe narrativas e musica o cotidiano e reinventa possibilidades de vida e realização quando senão tudo seria insucesso marcado pela invisibilidade social. A beleza é maior quando singra o sim da diversidade e o tempo passa mas ela se amplia porque dos olhos parte para alma e ressignifica a sensibilidade que sábia norteia o humano para o que realmente fica.
A beleza é a presença impostada de uma mulher inscrita no signo da canção, que se roda em rezas, desértica ao meio da multidão, movida pela palavra perfeita, envelhecendo como charme e criação... A beleza é feminina nascida no interior de um lugar e quando se agita se universaliza dentro da poética que faz. A beleza é construto da comoção quando o olhar contempla a presença de Maria Bethânia.

Um comentário:

Unknown disse...

Como disse a Clarice Lispector: "Que ninguém se engane, só se consegue a simplicidade através de muito trabalho". É isso mesmo que sustenta a realidade, a verdadeira realidade que penetra fundo na essência do espírito e nos traz à consciência a contemplação do que verdadeiramente importa. Convenhamos, esse não é um trabalho fácil, constante, pois em meio ao turbilhão do dia a dia com seus respectivos pensamentos frouxos e sem profundidade,precisamos parar, convocando a concentração, para que atinjamos uma espécie de aura mais nobre, para justamente podermos pensar realmente com fé.E a fé é urgente, principalmente nos dias de hoje.Isso a Bethânia faz com a realeza de alguém que não tem medo de chuvas ou ventanias,pois esses elementos por ela já são bem conhecidos e abrandados com a luz da sua alegria, que raiou naturalmente com a sua chegada à esse planeta.Veio com ela, faz parte dela, porém sempre com a responsabilidade do pensar, e pensar sempre,o que é fundamental.Salve a Maria,a Maria de todas as horas. Salve a "Senhora do Vento Norte" com seu manto de sal e espuma!!!