terça-feira, 2 de agosto de 2011

Caixeiras do Divino (MA) se apresentam em Salvador através do Projeto Sonora Brasil

O SESC Nacional, em parceria com o SESC Bahia realiza o projeto Sonora Brasil - Formação de Ouvintes Musicais que, em 2011, pela primeira vez apresenta dois temas - Sotaques do Fole e Sagrados Mistérios: vozes do Brasil – a serem desenvolvidos no biênio 2011/2012, ao longo do qual oito grupos circularão por todo Brasil.

No próximo dia 03 de agosto, às 20h, o projeto traz a Salvador as Caixeiras do Divino (MA), grupo que representa a Festa do Divino Espírito Santo, um dos festejos populares mais importantes do estado do Maranhão. Toda a festa gira em torno de um grupo de crianças que durante o período dos festejos são vestidas com trajes nobres e tratadas com regalias. Dentre os elementos mais importantes da festa do Divino estão as Caixeiras, senhoras devotas que cantam e tocam caixas e ainda precisam ter a habilidade do improviso para responderem a situações imprevistas no decorrer das etapas.

O canto, ora em uníssono ora a duas vozes, e suas características interpretativas traduzem a força alcançada pela relação de devoção ao Divino Espírito Santo.

Dona Maria Rosa, Dona Maria de Jesus, Dona Zezé de Iemanjá, Dona Rosa Barbosa e Dona Rosa Dias são as Caixeiras do Divino do Maranhão."



SERVIÇO

O QUE: Apresentação musical das Caixeiras do Divino (MA)

QUANDO: 03 de agosto de 2011, às 20h

ONDE: Teatro SESC-SENAC Pelourinho

(Largo do Pelourinho, nº 19, Centro Histórico)

QUANTO: R$ 8,00 (inteira) / R$ 4,00 (meia)

INFORMAÇÕES: Teatro SESC SENAC Pelourinho. Tel: (71) 3324-4520

Nenhum comentário: