quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Besouro, o filme

Foto retirada do A Tarde On Line
Publico aqui, antes de assistir ao filme, para expressar minha ansiedade pelo mesmo. A foto acima é mágica; dizem que é uma cena do filme... Pareceu-me Oxum em algum dia de tristeza. Linda.

Lucas Cunha, do A TARDE ON LINE

Um filme brasileiro de aventura, ação, misticismo e paixão, com a história de um mito da capoeira como pano de fundo, além de ter a cara, a cor, o sotaque e a gente da Bahia.

É isso que promete "Besouro", filme do cineasta João Daniel Tikhomiroof que vem ganhando destaque com o seu trailer, disponível na internet e já em veiculação nos cinemas.A superprodução brasileira está orçada em R$ 10 milhões e traz uma equipe que reúne nomes tarimbados do cinema nacional, como Daniel Filho (produtor) e Fátima Toledo (preparadora de elenco), e até participação internacional do chinês Dee Dee, um dos coreógrafos responsáveis pelas cenas de luta de filmes como "Matrix", "Kill Bill" e "O Tigre e o Dragão".

Mas o que chama atenção é o fato de ser um filme de ação nacional, algo que o Brasil está pouco acostumado a fazer e, para os baianos, com o 'plus' de trazer a capoeira como norte da trama.Nome já conhecido de quem conhece a cultura da capoeira, presente em várias das suas ladainhas, Besouro foi um homem nascido em 1897, em Santo Amaro, no Recôncavo Baiano, que ganhou fama por ser um exímio capoeirista, além de sua postura nada subserviente em um Brasil ainda com fortes resquícios da época da escravidão. Um herói para o povo negro da época.

Nenhum comentário: