terça-feira, 18 de agosto de 2009

Ouvindo João Gilberto


Com a vontade de calar o pensamento nesta noite e não ter que dimensionar o tanto que ainda precisa ser feito.

Tirar da música o silêncio necessário sem esperar nada. Estar na vida do meu tamanho. Minhas aborrecidas vírgulas, minhas expressões truncadas, imagens retorcidas, concordâncias desesperadas. Nada é menor nem maior do que ouço agora. Nem meu próprio barulho me perturba. Sigo ouvinte.

Paro para saber que estou entregue e que sou sincero e que tenho medo e que amanhã é um novo dia. Amanhã tem mais mistério. Sigo ouvinte.

Uma revolução em poucos movimentos. Quase tudo. Tudo é o singular no meu peito a exalar da canção do Gilberto. A voz João cantando a falta - única coisa que povoa meu deserto nesta noite em silêncio. Sigo Ouvinte.

Do meu tamanho. Nadando no mar da minha vergonha por não saber seguir. Sigo ouvinte. Me faço assim : nos erros desta escrita. Na rota mágica de um violão e o canto preciso como direção para uma outra etapa de mim.

Eu, o tão pequeno. O largado nesta cidade ouvindo antes gritos e reclamações.

Eu, o recaído em poemas e dilemas de pouca relevância.

Eu, o sem alma reiterando repetições.

Dentro de uma música me fazendo silêncio.

Descobrindo o meu tamanho numa cidade que me sufoca.

Eu, o tão pequeno que não sabe sair. Daqui.

Ouço João para ir além dos lugares. Ir para mais. Esvaziar qualquer necessidade e me ser silêncio.

Desexistir sem nunca deixar de ser. Estar ali na voz do cantor rodando numa eletrola durando eterno na ideia do amor que me consola.

E me chega num suspiro da poesia que eu desenho em minha mão.

Noite de pura estesia.
Sem pensamentos.

Nenhum comentário: