quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Sobre Jornalismo Literário ( I )

Luiz Carlos Maciel, Kátia Borges e Nirlando Beirão
Luiz Carlos Maciel



Para falar de Jornalismo Literário no Brasil, e da abstração New Journalism, o Centro Cultural Banco do Brasil Itinerante trouxe a Salvador, uma espécie de papa da nossa imprensa, o gaúcho radicado no Rio de Janeiro, Luiz Carlos Maciel, ao lado do não menos importante, o paulista Nirlando Beirão, na noite de 18 de agosto de 2009, uma terça-feira, das 19 às 21h., na Sala do Coro do Teatro Castro Alves, com mediação de Kátia Borges do Jornal A Tarde, e uma plateia repleta de alunos de comunicação ávidos a aprender com o grande mestre da contra-cultura, este que é um dos fundadores do Pasquim e que muito nos deliciou com sua literatura ficcional e jornalística.


O homem, Luiz Carlos Maciel, mesmo sem querer, é uma espécie de patrimônio imaterial dos levantes contra o estabelecido e hegemônico neste país, a partir dos anos 60. E defensor categórico, cheio de categoria, da prática jornalística que valoriza o cuidado estético e estilístico que o repórter deve ter com sua produção profissional. Para ele, " o jornalismo literário, o texto bem escrito numa linguagem próxima ou dentro da literatura, pode salvar o jornalismo impresso, jornais e revistas, da tão propalada extinção". E continua: " não existe objetividade nos moldes que ainda propagam e ensinam aos jornalistas; somos seres subjetivos e em nossos textos nossa emoção fala e é isso que diversifica os diversos olhares sobre um mesmo fato. Não há fato puro".


Ter cuidado com o texto, mais ainda do ponto de vista estético, apurar e depurar os fatos em matérias longas e consistentes, segundo as autoridades Maciel e Nirlando Beirão, são possibillidades de devolver aos jornais a importância que muitos já tiveram em nossas plagas. Isso de informações instantâneas, num formato de pílulas, curtas e sem profundidade, em nome da falta de tempo do leitor e do imediatismo da informação, é que andam fadando os nossos diários de papel à sua finalização.

Nenhum comentário: