terça-feira, 25 de agosto de 2009

A morte e a morte de Quincas Berro D'água

Jorge Amado

Este livro traz a ironia, a leveza, a graça e o olhar de Jorge Amado sobre o cotidiano da Cidade da Bahia lá pela metade do século XX. Aliás, este cotidiano é recorrência na obra amadiana. O livro apresentado nesta postagem corrobora a genialidade do mestre baiano, sua acidez ao ridicularizar a nossa classe média tão branca, tão chique e tão culta... Um surto de alegria numa novela imaginativa que nos traz diferenças sociais, racismos, contradições espaciais, injustiças, religiosidade, luso-afro-baianidades e literatura. Mato minhas saudades do amado Jorge relendo este livro.
***
Em 10 de agosto de 2009, se estivesse vivo, Jorge Amado faria 97 anos. E fez.
***
Para atiçar nossa memória em torno da obra do imperador da Bahia, acontecerá de 26 a 28, o seminário " A atualidade de Jorge Amado", leia o release abaixo:
"A atualidade de Jorge Amado. Este será o foco do Seminário Novas Letras, promovido pelo Núcleo do Livro, Leitura e Literatura (NLLL) da Fundação Pedro Calmon/Secult e que até final do ano promoverá uma série de debates literários na Academia de Letras da Bahia. Nesta edição, o projeto põe em foco a obra e legado de um dos principais representantes da literatura baiana. Serão três dias, de quarta a sexta-feira (26 a 28), de palestras com estudiosos da obra do autor, além do lançamento de Jubiabá em quadrinhos, do cartunista Spacca e do livro A última trincheira de Charles Kiefer.“O Seminário será uma grande reflexão da obra de um escritor de importância indiscutível que levou a Bahia para o mundo.
No mês em que se celebra o nascimento de Jorge Amado, a Fundação Pedro Calmon homenageia o escritor com extensa programação”, destaca a diretora do NLLL, Lúcia Carneiro. O Novas Letras é uma oportunidade de leitores, estudiosos e apreciadores da literatura baiana conferirem diferentes interpretações de aspectos da obra do escritor.Na abertura do Seminário, na quarta-feira (26) às 15h, na Academia de Letras da Bahia, a literatura de Jorge Amado será o tema central, dividida em três diferentes palestras: “Lívia, substituta simbólica de Guma”, com a Doutora em Letras pela UFBA, Nancy Vieira; “Do recente milagre dos pássaros: uma leitura de um conto de Jorge Amado”, com a escritora Pós-doutora em Literatura pela USP, Edilene Dias Matos, e “Jorge Amado e Roberto Drummond: Quincas Berro d’Água e mortos não dançam valsa”, com a também escritora e Doutora em Letras (UFBA), Eliana Mara Chiossi.Já na quinta-feira (27), o público poderá conferir, a partir das 15h, as palestras dos seguintes escritores: “A sonoridade e o silêncio em narrativas de Jorge Amado”, com o Mestre em Letras (UFBA), João Edson Rufino; “Jorge Amado: 40 anos de Tenda dos Milagres”, com o Doutor em Teorias e Críticas da Literatura e da Cultura pela UFBA, Benedito Veiga e “Jorge Amado, escritor de sua gente”, com o Doutor em Teoria da Literatura (PUC), Charles Kiefer.A sexta-feira (28) será dedicada a um dos principais romances escritos por Jorge Amado: Jubiabá. Na LDM Livraria Multicampi, a partir das 17h, ocorrerá um debate sobre a obra com o cartunista e ilustrador João Spacca de Oliveira e os Mestres em Literatura (UFBA), Lima Trindade e Cláudio José. Em seguida, às 18h30, ocorrerá o lançamento de Jubiabá em quadrinhos, de João Spacca e A última trincheira (arte, cultura e identidade nacional), de Charles Kiefer."
( Release retirado do site de notícias Bahia em Foco).

Nenhum comentário: