terça-feira, 11 de agosto de 2009

Roberto Mendes e Tiganá Santana: Vozes no Espelho

Foto Marcelo Bruzzi

A arte na Bahia promove um encontro musical de luminosidade: Roberto Mendes e Tiganá Santana cantam, historicamente juntos, no dia 11 de agosto de 2009, às 20h., no Teatro do SESI, e assim, celebram a música como expressão e mais ainda, perfilam as semelhanças de suas criações espelhando a recíproca alegria de estarem cantando juntos.

A música e a poesia, no formato canção, irão se encontrar de modo elegante e competente, na noite do dia 11 de agosto de 2009, precisamente às 20h., em tom de celebração, nas vozes de Roberto Mendes e Tiganá Santana, no Teatro do SESI. Luz e sabedoria aos nossos ouvidos: eis a tônica deste encontro que traz um veterano de qualidade musical inquestionável e de renome internacional, Roberto Mendes; e um neófito pronto para ganhar o mundo com sua obra nova, ainda desconhecida, mas de expressividade arrebatadora.

Os dois se respeitam em profundidade, convergem em assertivas sobre o papel da música em nossa sociedade e sobre o constante diálogo entre tradição e modernidade, destacando a ação necessária da preservação ancestral em nossas temáticas e construções artísticas. Querem, e vão, cantar juntos para trocarem experiências, dialogarem criativamente e permitir à Bahia novas vivências sonoras que nos possam arejar.

O show traduz-se no título que leva: vozes no espelho. É uma síntese artística de dois cantores e compositores que se reconhecem na maneira de compor, no rigor estilístico, no apego à ancestralidade, na permissão à música, na inventividade, na inteligência. São dois inventores da música popular brasileira, marcados de africanidades, lusitanismos, indianismos, dentro de uma territorialidade figurada como Recôncavo baiano, mas de projeção e capacidade comunicativa universais.

Roberto Mendes nasceu em Santo Amaro da Purificação e é dos mais importantes compositores brasileiros, suas músicas, muitas, fizeram história na voz de sua conterrânea, a cantora Maria Bethânia, intérprete e termômetro musical favoritos do compositor, na estrada há mais de vinte anos. É empreitada de Roberto também, juntamente com Jorge Portugal, a construção da chula Filosofia Pura, lançada no antológico Ciclo, de Maria Bethânia, em 1983, que contou com a participação especial de Gal Costa, justamente nesta canção, a primeira chula a percorrer as rádios de todo Brasil.

Tiganá Santana, 26 anos, filósofo de formação, já é um dos compositores favoritos de Virginia Rodrigues. Nasceu em Salvador, e, ultimamente está em fase de conclusão daquele que será seu primeiro CD, Maçalê, trabalho autoral que ilustra o grande talento que este jovem artista traz em si. Tiganá é um dos poucos, senão o único, compositores brasileiros que compõem em línguas africanas, principalmente o quibundo, quicongo e o iorubá.
Este encontro mais que renovação é história. Faz-se imperdível e nos permitirá momentos de grande fruição estética e inventiva.

SERVIÇO:

Show: Vozes no Espelho
Artistas: Roberto Mendes e Tiganá Santana
Onde: Teatro do SESI
Endereço: Rua Borges dos Reis, nº 09, Rio Vermelho
Quando: 11 de agosto de 2009 (terça-feira)
Horário: 20h.
Ingresso: 30 reais (inteira)
Telefone SESI: 71- 3535-3020



Maiores informações:


Assessoria de Comunicação:
Marlon Marcos (jornalista/DRT-BA 2235): 71- 8107-4693//8749-5595

Produção Executiva: EMMA ( Emílio / 71 – 8832-9348)



Nenhum comentário: