sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Os dois CD's de 2009

Tua
Peixes Pássaros Pessoas

Nas redondilhas do humano, no acréscimo ou na destruição, nas invencionices sonoras, é da mulher a glória do grande canto. Ou seja, cantar é arte do feminino. Em 2009, neste país recheado de cantoras, de talentos especiais e de estrelas forçosas, dois trabalhos se destacaram
para o brilho do cancioneiro nacional marcando a presença da mulher em nossa ambiência musical: Tua, da maior Maria Bethânia e, Peixes Pássaros Pessoas, da excelente Mariana Aydar.
Tua nasceu obra-prima e tematicamente narra as melhores imagens do amor. Dói. Alegra. Alivia. Silencia. Inspira. É um disco semente. Acompanhado de grandes músicos e compositores e orquestrado pelo canto experiente de Bethânia - tão à vontade nessas nossas ideações sobre a paixão. Um disco que embala sonhos amorosos, adultos e juvenis, e impele a gente a acreditar.
Peixes Pássaros Pessoas é um percurso sonoro delicioso; sem experimentalismos e sem a obrigação de provar nada a ninguém. Poesia e música na medida certa, tendo uma mulher como letrista, no caso Mariana Aydar, que além de tudo é uma grande cantora.
Tua é a síntese da evolução artística de Maria Bethânia em 45 anos de carreira, envolvido em novidades necessárias para quem trabalha com arte. O melhor de 2009!
Peixes Pássaros Pessoas é a consolidação de Mariana Aydar entre as melhores deste país. Configura as possibilidaes que a menina tem neste ofício de Bethânia e dialoga com gerações mais antigas sendo , a dela, bem novinha. Em 2009, este CD foi o que mais se aproximou do já clássico Tua.

Nenhum comentário: