terça-feira, 14 de junho de 2011

Tiganá e Fabiana Cozza: o milagre de existir


"A África está dentro das crianças
E o mundo está fora"
Tiganá Santana


Alguma coisa calada fora e dentro de mim. O silêncio que nos assegura o além. O propósito de morrer. Esse brilho de sabedoria que só a arte nos entrega. O valor irreversível de se viver. O meu ser sendo entre a revelação de duas vozes. As minhas lágrimas sem explicação: a força do amor que trago aqui, e transmito daqui, banhando-me na fonte que é esta canção. A beleza no tamanho exato: eu humano perto de Deus. Minha cabeça que faz a segurança dentro da minha alma: Iemanjá. As vozes de um pai e de uma irmã: a arte.
Nada é tão difícil assim. Áfricas dentro de mim à eternidade. Coragem de chegar até o fim escrevinhando o agora. Meus rabiscos que sou eu por inteiro. Minha memória infernal tal igual ao presente que vi. O que vejo é pura audição e sinto tão forte como se eu não mais existisse. O além. E o amor que é constante em todos os tempos que habitei.
Le Mali Chez la Carte Invisible
Ali,
minha alma toda África
matriz que serenei um dia
minha força resguardada
meu cenário de fantasia
destino da minha fé.
Ali,
lugar do silêncio
andar da anciã
conversa entre a vida e a morte.
Ali,
o que nunca saberei
mas não é segredo
 no mistério do que não sei
eu danço para Ela.

Nenhum comentário: